2020 foi um ano incrível!

Não foi o ano que mais faturamos, não foi o ano que mais estivemos em contato e isso causou muitos conflitos entre as sócias, não foi o ano em que o nosso ego foi mais massageado, pelo contrário, diversas vezes questionamos a nossa capacidade, mas foi incrível demais e quero deixar aqui documentado o que mais impactou e o que aprendi para o meu negócio e para a minha vida:

Aprendi a ouvir de verdade

Desde 2011 ministro palestras e também faço atendimentos individuais e em grupo. Quando trabalhamos vendendo educação e conhecimento adquirimos o péssimo hábito de falar mais do que ouvir, mesmo que você se policie com relação a isso, as pessoas a sua volta te levam a acreditar que é mais interessante que você fale. Com tudo acontecendo no modo virtual e tantas mudanças enfrentadas pelas pessoas, comecei a perceber que eu precisava ouvir mais para entender este novo ser humano em meio a pandemia. E por que não, me entender também? Aprendi a ouvir mais e a falar menos, porém com mais qualidade e assertividade.

Nos livramos dos papéis e coisas acumuladas

Entregamos nosso escritório em novembro e como foi libertador nos livrarmos do nosso estoque quase todo, de muitas coisas que não usávamos e transformar a papelada em arquivos virtuais. Eu amo papel, definitivamente não sou a mais digital, mas agora estou focada nos papéis importantes e certos, e percebi como é melhor operar desta forma. Vamos esvaziar a mochila para deixar a vida mais leve!

Todo nosso conhecimento não vale de nada se seu emocional estiver um caco

Posso falar que o que me salvou nesta pandemia foi meu emocional. Quantas pessoas ficaram pelo caminho pelo simples fato de não terem dado foco a isso. Seu conhecimento, currículo, rede de relacionamentos, clientes, histórico de conquistas são importantes? Demais. Mas se o seu emocional estiver um caco, você pode nem levantar da cama e não consegue fazer todo o resto trabalhar para você. Foco nisso urgente!

Precisamos de bem menos do que imaginamos, mas isso não pode nos fazer pequenos

Não quero levantar a bandeira da escassez, aliás trabalhamos com crescimento e desenvolvimento de negócios, mas toda essa situação mostrou que a acumulação de tarefas, coisas, compromissos, estresse em prol de coisas que você nem sabe explicar, faz de você pequeno. Precisamos de uma única coisa, que a nossa vida faça sentido para nós e de preferência para outras pessoas. Perdemos muitas pessoas rapidamente, sem poder levantar do sofá e fazer algo a respeito, então no final, quando você tira todo o barulho e agitação, o que fica? O que ficará? Em 2021 com certeza vamos começar a entender a dinâmica sistêmica, o que fazemos, mesmo que pouco, está impactando tudo e todos. Foque mais nisso!

Ficar em silencio e ouvir seus próprios pensamentos pode ser perturbador para muita gente

O isolamento dos nossos círculos de convivência, potencializou nós mesmos. Silenciar é muito difícil, e quem tinha coisas a resolver, foi obrigado a fazer sua faxina. Quem de nós não tem coisas pendentes com nós mesmos? Com os outros então, nem se fala. Espero que você tenha colocado muita coisa no lugar, mesmo que seja perturbador ter que refazer acordos, olhar para a parte feia, falar do que não funciona e iniciar uma mudança, é necessário para seguir nosso caminho. Fiz minha faxina, tive noites de insônia e aprendi muito com cada um que ajudei neste processo. Fique mais em silêncio com você mesmo em 2021!

Lorena Milaneze

Acredito que o mundo possa ser um lugar melhor para as mulheres e dedico todos os dias a fazer isso acontecer!

Sou empreendedora desde 2009 e este foi um sonho que cultivei desde a infância. Atuo como Consultora de Empresas, Educadora Financeira, Coach, Escritora, Palestrante e sou apaixonada pelo desenvolvimento feminino.

Amo a minha família, sou esposa do Ricardo e mãe do Enrico.

E-mail: lorena@inspireinstituto.com.br

Deixe um comentário